top of page
  • Foto do escritorEquipe NeuroVox

Mães Que Leem Para os Filhos Melhoram as Habilidades de Vocabulário da Criança

Atualizado: 15 de mar. de 2020

Estudo científico aponta que filhos de mães que têm o hábito de ler para a criança diariamente, mesmo quando ainda bebê, apresentam melhores habilidades de vocabulário aos 3 anos de idade.



Há décadas os estudos científicos apontam a importância de um ambiente que ofereça suporte para o bom desenvolvimento das crianças. Isso inclui nutrição adequada, carinho e apoio emocional, oportunidades de aprendizagem e diversidade de estímulos para o cérebro em desenvolvimento.


Cientistas da Rutgers University analisaram os dados de um grande estudo que acompanhou o desenvolvimento de 5.000 crianças. O foco da análise foram as habilidades de vocabulário dessas crianças e o perfil genético de cada uma delas. Devido a alterações genéticas, algumas crianças apresentam maior risco de atraso no desenvolvimento desse tipo de habilidade.


Os resultados demonstraram que filhos de mães que tinham o hábito de ler diariamente para a criança, mesmo quando ela ainda era bebê (com 1 ano de idade), apresentaram melhores habilidades de vocabulário aos 3 anos de idade, quando comparados aos filhos de mães que não tinham esse hábito.


A leitura para os filhos foi capaz, inclusive, de anular os efeitos negativos de riscos genéticos que podem prejudicar a habilidade de vocabulário de uma criança. Em outras palavras, quando as mães do estudo tinham o hábito de ler para seus filhos, mesmo as crianças que possuíam maior risco de desenvolver dificuldades e atrasos nas habilidades de vocabulário (devido a questões genéticas) apresentaram habilidades tão boas quanto as de crianças que não possuíam essas características genéticas.


Isso significa que ler para uma criança, mesmo quando ela ainda é muito nova (1 ano de idade), pode ser uma atividade altamente benéfica. E isso é válido inclusive para crianças que possuem maiores riscos de atrasos no desenvolvimento de habilidades de vocabulário devido ao seu perfil genético.



Estudo Original:


Jimenez, M. E., Reichman, N. E., Mitchell, C., Schneper, L., McLanahan, S., & Notterman, D. A. (2019). Shared Reading at Age 1 Year and Later Vocabulary: A Gene–Environment Study. The Journal of pediatrics. doi: 10.1016/j.jpeds.2019.07.008

354 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page