top of page
  • Foto do escritorEquipe NeuroVox

Para a saúde do cérebro não basta dormir: é preciso dormir à noite

Estudo científico demonstrou que o sistema de eliminação de toxinas do corpo não funciona apenas durante o sono. É necessário estar dormindo à noite para que ele funcione devidamente.


O sono é um processo biológico fundamental para a manutenção do equilíbrio do corpo. Sua importância se mostra maior a cada ano que passa, conforme estudos científicos são publicados a esse respeito.


Até alguns anos atrás, acreditava-se que o único órgão do corpo que não possuía sistema linfático era o cérebro. No entanto, pesquisas recentes demonstraram que o cérebro possui, sim, um sistema de eliminação de toxinas, equivalente ao sistema linfático, chamado de sistema glinfático. A peculiaridade é que esse sistema só se ativa durante o sono, e justamente por isso os pesquisadores demoraram tanto para descobri-lo no cérebro.


A fim de compreender melhor esse sistema, pesquisadores do Centro de Neuromedicina Translacional, da University of Rochester Medical Center, investigaram suas características moleculares no cérebro de camundongos. Os resultados demonstraram que o funcionamento do sistema glinfático está diretamente associado aos ritmos circadianos.


O ciclo circadiano é um ritmo biológico presente em todos os seres vivos. Esse mecanismo regula alterações no corpo de acordo com a hora do dia. Devido a esse processo de regulação biológica, o corpo funciona de maneiras diferentes em diferentes momentos do dia e da noite. Trata-se de um ciclo, pois essas alterações biológicas ocorrem sempre ao longo de 24 horas, e só então o ciclo se reinicia.


O estudo, publicado na revista Nature Communications, demonstra que o funcionamento do sistema de eliminação de toxinas do cérebro depende não só do sono para funcionar. Para seu pleno funcionamento, é fundamental que o sono ocorra durante a noite.


Essa é mais uma evidência da importância não somente do sono, mas do respeito aos ritmos do dia e da noite para que nosso corpo funcione da melhor maneira possível. O estudo nos ensina que, se desejamos um cérebro verdadeiramente saudável, não basta dormir: é preciso dormir à noite.


Estudo original:


Hablitz LM, Plá V, Giannetto M, et al. (2020). Circadian control of brain glymphatic and lymphatic fluid flow. Nature Communications,11(1):4411. doi: http://doi.org/10.1038/s41467-020-18115-2

6.071 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo

8 kommentarer


Laura Beatriz
Laura Beatriz
04. apr. 2023

Dulce Maria 😍obrigada, é bastante produtiva.

Lik

Berenice Alves
Berenice Alves
15. feb. 2023

Estou aposentada e não consigo ficar parada. Preciso saber do ciclo cicladiano para eu tentar cumprir.

Lik

Berenice Alves
Berenice Alves
15. feb. 2023

Muito b saber

Lik

portesr
30. nov. 2022

Recentemente li o livro por que nós dormimos de Matthew Walker e ele deixa claro no livro que o ciclo circadiano é diferente em notívagos e que não teriam esses prejuízos por possuírem o sono profundo no início da manhã. Gostaria de mais informações sobre essa notícia ou outros artigos que reforcem esse dado. Obrigada.

Lik

Henrique Silveira Retori
Henrique Silveira Retori
16. okt. 2021

.bi.de.rastafari.

Lik
bottom of page