Muitos acreditam que suas vidas irão mudar no futuro. No entanto, as pesquisas científicas mostram que a maioria das pessoas não consegue adotar mudanças duradouras. O Prof. Pedro Calabrez explica por quê.
Numa pesquisa realizada pelo Prof. Pedro Calabrez no dia 31/12/2019, com mais de 2 mil pessoas, foi feita a pergunta: "Você cumpriu a principal promessa que fez no final do ano passado?". Os resultados mostraram que 68% das pessoas não cumpriram suas promessas de fim de ano.
Esse resultado está em linha com a maioria dos estudos científicos sobre mudança de comportamento. Os estudos costumam mostrar que promessas e tentativas de mudança, em sua maioria, são fracassadas. Por quê?
É isso que o Prof. Pedro Calabrez explica, em profundidade, em nosso novo vídeo no canal NeuroVox. Assista ao vídeo abaixo, ou clicando aqui. Abaixo você encontra, também, as referências e recomendações de leitura para o vídeo.
Referências e Recomendações de Leitura:
1) Um dos maiores estudiosos sobre a irracionalidade dos seres humanos ao planejar o futuro é o ganhador do prêmio Nobel de economia de 2002, Daniel Kahneman. Esse é um dos temas abordados em seu já clássico livro:
Kahneman, D. Rápido e devagar: Duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
2) Outro bom livro sobre a irracionalidade humana:
Ariely, D. (2006). Previsivelmente Irracional. São Paulo: Campus Elsevier.
3) Em 2016, o Prof. Pedro Calabrez e outros neurocientistas deram entrevistas a uma matéria do jornal Folha de São Paulo, falando sobre como força de vontade e motivação não são fatores determinantes para o sucesso de mudanças. Leia a matéria clicando aqui.
4) Um ótimo livro, que trata da questão do planejamento de mudanças, da busca pela felicidade, e que tem um dos capítulos dedicado ao presentismo psicológico:
Gilbert, D. (2004). Stumbling on Happiness. New York: Vintage Books.
5) Um excelente livro, complexo e denso, sobre autocontrole e as fragilidades da força de vontade. O título foi traduzido incorretamente do inglês. O livro defende justamente a importância do autocontrole, ou seja, a importância de lutar contra as vontades:
Mischel, W. (2017). O Teste do Marshmallow. Rio de Janeiro: Objetiva.
6) Um livro não muito profundo, mas suficientemente interessante, sobre por que a força de vontade não funciona:
Hardy, T. (2018). Força de Vontade Não Funciona. São Paulo: Leya.
Olá, Pedro calabrez! Meu nome é Manuela muito relevante os conteúdo o que chamou minha atenção foi, sua vida não vai mudar em 2020 entenda porque. Seguido sua orientação deixo aqui a minha mudança, aprender dizer não aos amigos tóxico, economizar meu tempo e meu dinheiro até no final do ano terrei economizado 6.000,00,vou substituir a força de vontade por força de visão e compromisso. Um abraço!
Em 2020, 4 vezes na semana, eu vou andar 10.000 passos/dia, no parque da cidade de Brasília (se não estiver na cidade em outro local), ouvindo vídeos sobre Neurociências com o Prof. Pedro Calabrez e sobre Filosofia com a Profa. Lucia Helena Galvão. Vou cuidar do meu corpo fazendo atividade física, da minha alma estudando filosofia e da minha mente estudando neurociências. Nos demais dias vou estudar a vida e como os conteúdos dos áudios se aplicam em minhas ações.
Olá Pedro, realmente vc tem uma didática descomplicadas, gostaria muito ser sua aluna, te exprimiria até o bagaço, sou aluna de psicologia e gostaria de fazer parte do seu curso, mas não vivo em São Paulo, gostaria receber informações do curso.
Te desejo um ano exitoso, um abraço!
Olá Pedro!
Quero no final de 2020 estar dormindo 8h/dia continuas. Para isso meu método será dormir 1 minuto mais cedo a cada dia e acordar/levantar no mesmo horário todas as manhãs (06:30am).
Excelente o video. E veio exatamente quando, deixando de lado o hábito de planejar no final do ano e me preparando para o fazer agora na primeira semana do ano. Baseado nisso o primeiro passo é a reflexão sobre o tema de sua palestra aplicando sobre as minha s metas e objetivos. Obrigado professor.