• Equipe NeuroVox

Sua Vida Não Vai Mudar Em 2020. Entenda Por Quê

Muitos acreditam que suas vidas irão mudar no futuro. No entanto, as pesquisas científicas mostram que a maioria das pessoas não consegue adotar mudanças duradouras. O Prof. Pedro Calabrez explica por quê.



Numa pesquisa realizada pelo Prof. Pedro Calabrez no dia 31/12/2019, com mais de 2 mil pessoas, foi feita a pergunta: "Você cumpriu a principal promessa que fez no final do ano passado?". Os resultados mostraram que 68% das pessoas não cumpriram suas promessas de fim de ano.


Esse resultado está em linha com a maioria dos estudos científicos sobre mudança de comportamento. Os estudos costumam mostrar que promessas e tentativas de mudança, em sua maioria, são fracassadas. Por quê?


É isso que o Prof. Pedro Calabrez explica, em profundidade, em nosso novo vídeo no canal NeuroVox. Assista ao vídeo abaixo, ou clicando aqui. Abaixo você encontra, também, as referências e recomendações de leitura para o vídeo.



Referências e Recomendações de Leitura:


1) Um dos maiores estudiosos sobre a irracionalidade dos seres humanos ao planejar o futuro é o ganhador do prêmio Nobel de economia de 2002, Daniel Kahneman. Esse é um dos temas abordados em seu já clássico livro:

Kahneman, D. Rápido e devagar: Duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.


2) Outro bom livro sobre a irracionalidade humana:

Ariely, D. (2006). Previsivelmente Irracional. São Paulo: Campus Elsevier.


3) Em 2016, o Prof. Pedro Calabrez e outros neurocientistas deram entrevistas a uma matéria do jornal Folha de São Paulo, falando sobre como força de vontade e motivação não são fatores determinantes para o sucesso de mudanças. Leia a matéria clicando aqui.


4) Um ótimo livro, que trata da questão do planejamento de mudanças, da busca pela felicidade, e que tem um dos capítulos dedicado ao presentismo psicológico:

Gilbert, D. (2004). Stumbling on Happiness. New York: Vintage Books.


5) Um excelente livro, complexo e denso, sobre autocontrole e as fragilidades da força de vontade. O título foi traduzido incorretamente do inglês. O livro defende justamente a importância do autocontrole, ou seja, a importância de lutar contra as vontades:

Mischel, W. (2017). O Teste do Marshmallow. Rio de Janeiro: Objetiva.


6) Um livro não muito profundo, mas suficientemente interessante, sobre por que a força de vontade não funciona:

Hardy, T. (2018). Força de Vontade Não Funciona. São Paulo: Leya.

0 visualização

NeuroVox News

Psicologia e Neurociências, por Pedro Calabrez

contato@neurovox.com.br

  • Facebook NeuroVox
  • Instagram NeuroVox
  • YouTube NeuroVox

© 2020 NeuroVox - Todos os direitos reservados.