• Equipe NeuroVox

Frequência de selfies postadas tem relação com narcisismo, afirma estudo

Atualizado: Mar 15

Estudo científico demonstrou que o nível de narcisismo grandioso é capaz de prever estatisticamente a frequência de selfies postadas pela pessoa.


Pessoas que postam muitas selfies são mais narcisistas?


Para tentar responder essa pergunta, um time de pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e do Líbano realizou um estudo sobre o uso de redes sociais de participantes de ambos os países.


Os resultados demonstraram que quanto mais fotos de selfies o participante postava, maior era seu nível de narcisismo grandioso.


O narcisismo grandioso é um tipo de narcisismo que envolve um ego hiper-inflado e um senso distorcido de autoimportância. Isso faz com que o narcísico grandioso tenha a tendência a exagerar seus próprios talentos, rebaixar outras pessoas, não reconhecer seus próprios defeitos, e a considerar-se como único ou especial quando comparado com outras pessoas.


O estudo possui limitações, pois foi realizado com um número restrito de participantes (470 estadunidenses e 260 libaneses), mas traz uma evidência concreta de que o comportamento do ser humano nas redes sociais pode ser indicativo do seu nível de narcisismo grandioso (mas não de outros tipos de narcisismo, tais como narcisismo vulnerável ou narcisismo de liderança).



Estudo original:


Shane-Simpson, C., Schwartz, A. M., Abi-Habib, R., Tohme, P., & Obeid, R. (2020). I love my selfie! An investigation of overt and covert narcissism to understand selfie-posting behaviors within three geographic communities. Computers in Human Behavior, 104, 106158.

Chicago. doi: https://doi.org/10.1016/j.chb.2019.106158

850 visualizações2 comentários

NeuroVox News

Psicologia e Neurociências, por Pedro Calabrez

contato@neurovox.com.br

  • Facebook NeuroVox
  • Instagram NeuroVox
  • YouTube NeuroVox

© 2020 NeuroVox - Todos os direitos reservados.