top of page
  • Foto do escritorEquipe NeuroVox

Se você se arrepia ao ouvir música, seu cérebro pode ser especial

Atualizado: 15 de mar. de 2020

Estudo científico ajuda a explicar por que certas pessoas têm essa reação ao ouvir música.


O que faz algumas pessoas apreciarem a música de maneira diferente de outras?


Para tentar responder essa pergunta, pesquisadores da University of Southern California, nos EUA, realizaram uma série de estudos para compreender melhor o que explica as diferenças individuais entre pessoas na hora de apreciar música.


Utilizando uma combinação de dados declarativos, comportamentais, psicofisiológicos e de neuroimagem, os resultados demonstraram que pessoas que sentem "arrepios" ao ouvir música apresentam maior conectividade de massa branca no cérebro, especificamente entre as regiões sensoriais do giro temporal superior e as regiões de processamento emocional / social localizadas no córtex insular e no córtex pré-frontal medial.


Isso significa que o cérebro de pessoas que se arrepiam com a música possui maior interação (conectividade) entre as estruturas cerebrais responsáveis pelos sentidos do corpo (as sensações da pele, por exemplo) e as estruturas responsáveis por produzir emoções, inclusive as emoções sociais (ou seja, emoções associadas com a imaginação ou presença de outras pessoas).



Estudo original:


Sachs, M. E., Ellis, R. J., Schlaug, G., & Loui, P. (2016). Brain connectivity reflects human aesthetic responses to music. Social cognitive and affective neuroscience, 11(6), 884-891. doi: https://dx.doi.org/10.1093/scan/nsw009

4.087 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Yorum


jeanetefernandessc
23 Eki 2020

Gratidão, Pedro, por compartilhar seu conhecimento e sabedoria. Você realmente tem uma mente brilhante e um espírito iluminado. Já tenho telegran mas não consegui entrar no seu grupo. Poderia, por favor, inserir-me? meu email é jeanetefernandessc@yahoo.com.br e nome Jeanete Fernandes. Obrigada.

Beğen

Bruno Barberan
Bruno Barberan
23 Eyl 2020

Eu me arrepio com diversas musicas...braços, cabeça, pernas, costas. São sempre arrepios intensos e constantes.

Beğen

shirley260812
02 Mar 2020

No vídeo onde o Pedro explica como entrar para o grupo do.telegran.eu não encontrei o link....?Já tenho o telegran baixado.

..me oriente ou me enviem o link por email por favor

Shirley260812@hotmail.com

Beğen

fs08425
26 Şub 2020

Eu me arrepio com várias música arrepio braços pernas cabeça sinto

Beğen
bottom of page